O que é Massa Bruta Verificada (Verified Gross Mass - VGM)?

A partir de  01 de Julho de 2016, a emenda à SOLAS (Safety of Life at Sea) no que rege a regulamentação de pesagem dos containers, um container só pdoerá ser embarcado se o exportador fornecer a Massa Bruta Verificada para o transportador marítimo e/ou para o representante do terminal antes da data de cut-off.

A nova regulamentação será adotada pela IMO (International Maritime Organization) a fim de aumentar a segurança em alto mar e reduzir o risco para as cargas, containers e todos os envolvidos no transporte em toda a cadeira de suprimentos.

A Massa Bruta Verificada (VGM) é o peso da mercadoria somada a tara do container onde a carga será estufada. O SOLAS requer que o expotador fornecça o VGM no documento de transport, sendo parte das instruções de embarque ou através de uma comuniação paralela, antes do emvarque do conatiner no navio.

O exportador poderá obter a Massa Bruta dos containers através de dois métodos autorizados, antes do embarque do containers:

O container será pesado após toda mercadoria ser estufada/acomodada
A carga deverá ser pesada e o total somado à tara do container, conforme valores indicados na porta do mesmo.

O método 2 não é muito prático para o exportador de cargas a granel como grãos, scrap, etc., e será de responsabilidade das autoridades locais à autorizar ou não esta metodologia.